A previsão é que o texto seja votado no dia 27 de maio (terça-feira) a partir das 14h 2f704o

 O Projeto de Lei do Antigomobilismo deve ser votado no plenário da Alesc no dia 27 de maio. Proposto pelo deputado Carlos Humberto (PL), a lei quando aprovada e promulgada pelo governador Jorginho Mello (PL) promete transformar Santa Catarina em um destino ainda mais atrativo para os amantes de veículos clássicos. Líderes dos clubes de carros antigos estimam que devem estar presentes na Alesc e arredores entre 50 e 100 automóveis de colecionadores, que vêm apoiar a aprovação no plenário do parlamento.

A proposta cria a Rota do Antigomobilismo, destacando a importância cultural e econômica desse segmento no estado. Santa Catarina já é reconhecida por sediar eventos de grande prestígio, como o Santa Catarina Custom Show, em Balneário Camboriú, considerado um dos maiores do Brasil e da América do Sul, e o Volks Friends, em Pomerode, que reúne entusiastas de todo o país.

“Além de celebrar a cultura automotiva, esses eventos impulsionam a economia local, gerando empregos e movimentando o comércio”, destaca o parlamentar que preside a Comissão de Turismo da Alesc.

A escolha de setembro para o Dia do Antigomobilismo remete ao lançamento do Romi-Isetta, o primeiro automóvel nacional produzido em série, em 5 de setembro de 1956. Este veículo marcou época e simboliza a inovação e o desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil.

A Rota do Antigomobilismo não apenas fortalecerá o turismo, mas também incentivará a preservação do patrimônio histórico e cultural, promovendo a conscientização sobre a relevância dos veículos antigos na história social e econômica do país.