
Pessoas no centro do desenvolvimento de comunidades, por Fabiano Alves de Oliveiras 4p3k44

-
Fabiano Alves de Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani Papel e Embalagem, (Fotos: Divulgação)
Feira Gera é um vetor de transformação do ecossistema de negócios do Meio-Oeste e espaço para conectar diferentes gerações, escreve o Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani 16w9
O desenvolvimento de uma região nasce da vontade e da união das pessoas em torno de um propósito comum. Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, será, mais uma vez, o palco para a troca de ideias e experiências em busca de transformações que impactam diretamente o crescimento dessa comunidade.
Apresentar um evento como a Feira Gera é contribuir ativamente para o surgimento de novas iniciativas, a promoção de parcerias e o fortalecimento de todo o ecossistema de negócios. Mais do que isso, é mostrar ao público — dentro e fora do evento — que as pessoas são o motor das transformações e crescem junto com as empresas.
Neste ano, a Feira Gera traz como tema a conexão de gerações — uma realidade cada vez mais presente e um desafio constante para qualquer organização. Hoje, mais do que nunca, o mercado de trabalho reúne diferentes gerações que compartilham ambientes, experiências e objetivos. Trabalham juntas, colaboram e constroem. Valorizar a contribuição única de cada geração — reconhecendo, respeitando e destacando suas diferenças — é essencial. Isso se reflete diretamente na produtividade, nos resultados e, sobretudo, no desenvolvimento humano.
E essas gerações, arrisco dizer, sem exceção, estão conectadas também pelos pilares desse evento: inovação, tecnologia, sustentabilidade. No ano ado, conforme dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), apenas no Meio-Oeste foram abertos cerca de 9,7 mil novos negócios. Para que essas empresas sejam bem sucedidas e prosperem, independentemente do seu tamanho, devem voltar o olhar para esses pilares.
Da mesma forma, na via oposta, segundo pesquisa do Workmonitor, as pessoas valorizam o compromisso com a sustentabilidade ao procurar uma posição no mercado de trabalho. Quase metade dos profissionais no Brasil (48%) não aceitaria um emprego que não estivesse sintonizado com valores sociais e ambientais.
Ao levar para a Feira Gera os desafios e as possibilidades da integração entre diferentes gerações no ambiente de trabalho, compartilharemos nossa experiência e reafirmaremos a importância de aprofundar esse debate. Temos na Feira Gera uma ocasião singular de troca, escuta e reflexão. Uma chance de reforçar que, para empresas e comunidades, as pessoas são — e continuarão sendo — seu maior ativo.
Fabiano Alves de Oliveira é Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani
Deixe seu comentário 1g2p25